Ser do Benfica

Já não escrevo aqui há muito, muito tempo.
Hoje apeteceu-me. Acabo de chegar do Estádio do Sport Lisboa e Benfica e o meu sentimento pode explicar-se num verso de Camões: "é um contentamento descontente".
A época que findou foi traumática. Atingimos o cume da montanha mas depois, em vez de a descermos em segurança não, viemos aos trambolhões.
Começámos a época com uma derrota e na segunda jornada (a de hoje) estivemos a perder até aos 90 minutos. Demos a volta e ganhámos!

É aqui surge o ser do Benfica, o ser benfiquista.
Discute-se tanto no Universo benfiquista… Discute-se a direção, o treinador, os jogadores e até os adeptos.

Temos o direito de ficar chateados com o tombo do ano passado. É normal.
Hoje, garanti ao meu sobrinho que íamos ganhar. Eu estava convicto disso. Aos 90 minutos só pensava na maneira de lhe explicar aquela derrota… No meio disto tudo só me lembrava da época 2005/2006 em que, com o Koeman, dominámos completamente o Gil Vicente e no final perdemos 0-2.
Ao contrário de muitos, nessa altura eu apoiava e só pensava em Manuel Gourlade e nos quinze minutos à Benfica. Tínhamos de ganhar, afinal eu prometera uma vitória ao meu sobrinho!

Ser do Benfica é acreditar no impossível, é conhecer a história, apoiar na hora da derrota mais do que na hora das vitórias, é ter vaidade em vestir de vermelho e branco, é honrar os ideais preconizados desde 1904, é respeitar e defender quem usa o “manto sagrado”, é respeitar a opinião dos restantes sócios, é não ter vergonha de ser do “clube lutador, que na luta com fervor nunca encontrou rival”.

Contentamento pela vitória. Descontente pela atitude de alguns adeptos. Criticam os que assobiam mas depois “alagartizam-se” dizendo que têm vergonha dos nossos.

Resta dizer que não sou Pró nem Contra o Vieira, sou do BENFICA!

É assim tão difícil estarmos juntos e remarmos todos para o mesmo lado, apoiando?!

Vergonhoso é dizerem que são do Benfica desconhecendo a sua riquíssima história!


Comentários

Pedro Ribeiro disse…
Granda Faleiro. Abraço
Pedro Ribeiro disse…
granda Faleiro. Abraço

Mensagens populares deste blogue

Teoria de cortejo

Pedro Fonseca

Paixonetas primárias