Actividade pré-natalícia familiar

Todos os anos, cá em casa, realizamos uma actividade pré-natalícia familiar .

  • A mãe coordena as tropas e diz como se faz e faz as frituras.
  • Os homens (incluo-me) amassam, estendem a massa e cortam-na. Este ano éramos três (eu, meu irmão e o primo).
  • As primas costumam colaborar e também estendem e cortam...
  • O pai fica responsável pela compra dos ingredientes.


Nessa noite há um convívio que se repete de ano para ano, e no qual há sempre um espaço de partilha em que rimos e resmungamos com o trabalho uns dos outros.

É uma noite em que fazemos sonhos e filhoses... ou será filhós?


Eu, como devo ser muito antigo ainda sou adepto do termo filhoses, mas esta dúvida de sempre fez-me fazer uma pesquisa no sítio Ciberdúvidas. Eis a resposta:

Embora o singular filhós e o plural filhoses se encontrem também em vários dicionários, o recomendado é o singular filhó e o plural filhós.

Vasco Botelho do Amaral escreveu o seguinte no seu Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa (Editora Educação Nacional, Porto, 1938):

«Ouve-se com frequência. "Não é por aí que vai o gato às filhoses". O plural de filhó é filhós. Mas esta forma é tomada vulgarmente por singular.


Filhó (sing.) e filhós (plur.), portanto!



Depois de amassada a massa, a mãe diz um provérbio para que a massa possa crescer:

"Deus te acrescente que é para muita gente!"




Passadas cerca de três horas, estende-se a massa, corta-se e fritam-se as filhós.

Nós até pensámos em fazer isto durante o ano inteiro... Mais, fazer disto um negócio de família!


Bom Natal, maltinha! =)

Comentários

Pinky disse…
Hummm... devo dizer que agora me deixaste com vontade de comer uma filhó!!

Essas tarefas familiares são sempre muito divertidas! Mais, quando chega a hora de comer!!

Um Beijo inho*

Mensagens populares deste blogue

Teoria de cortejo

Pedro Fonseca

A história do símbolo do SLB