A Verdade, a Validade e a Falácia

É tudo uma questão de lógica, “a ciência que estuda os princípios gerais do pensamento válido”... Ao longo da nossa vida deparamo-nos com os argumentos expostos pelas outras pessoas, e geralmente a maior preocupação é determinar a sua verdade ou falsidade. Tomamos em especial consideração o conteúdo dos argumentos apresentados.
À luz da lógica deve ser a forma o alvo da nossa preocupação.
Um argumento constitui-se pela relação que se estabelece entre um conjunto de frases que, ligadas entre si, nos permitem extrair uma conclusão. Mas os argumentos que apresentamos e nos são apresentados nem sempre são válidos, tudo isto porque a validade depende da relação que as frases (que compõem esse argumento) estabelecem entre si e não do conteúdo de verdade. Se ambas as frases forem verdadeiras o argumento será verdadeiro, contudo pode não ser válido. “...à lógica cabe apenas dizer que um argumento é válido se de uma premissa verdadeira não se extrai uma conclusão falsa. Assim, a validade não é a mesma coisa que a verdade...”.

E quando ficamos perante raciocínios que aparentemente estão correctos mas contêm erros que os tornam inválidos?! Falácias... são os raciocínios incorrectos que, com ou sem intenção, possuem uma validade aparente. Na verdade, as falácias são erros ou incorrecções presentes em argumentos.

Mas toda esta explicação tem que ter uma razão de ser, e essa é só uma: Andam por aí mentes capazes de produzir argumentos falsos, verdadeiros sem validade ou puras falácias. E como há sempre quem espreite a oportunidade de mandar uma gargalhada e a de pensar: “Coitadinhos dos iludidos!”... =) *



E se...

...um dia os iludidos acordam e se começam a preocupar com a forma em deterimento do conteúdo?!
...esses argumentos forem complexos teoremas?!
...forem descobertos axiomas nas falácias?!
...as verdades forem interpretações da realidade confirmadas por outros seres humanos desprovidos de preconceitos?!


Nem tudo o que parece, realmente, é!

Comentários

Anónimo disse…
Validade, falsidade... bem só tenho uma coisa a dizer: "- Abre os olhos!"... lol
Anónimo disse…
nunca farão de ti um filosofo...desiste.lol

Mensagens populares deste blogue

Teoria de cortejo

Pedro Fonseca

A história do símbolo do SLB