O "meu" Benfica...

Aproveito para fazer uns desabafos...
Há muito por dizer, por isso se o discurso, por vezes, parecer confuso não fiquem preocupados, é o espelho da confusão que vai dentro do meu clube e da minha cabeça.

Bem sabem que o Benfica desde 1994 que deixou de ser uma "Equipa". Tudo começou com a contratação de um treinador magnífico (?!), Artur Jorge.
Há uns dias, um jogador dessa equipa do Benfica (Isaías) disse:
"Aquilo não foi uma limpeza, foi burrice!".
Desde então o Benfica tem lutado, acho eu (espero não estar enganado) por entrar novamente na rota dos títulos...
Com Vale e Azevedo despedimos o João Pinto e ficámos a um pequeno passo de fechar...
Vilarinho fez um estádio, despediu Mourinho e contratou Simão e Camacho. Conseguiu dar alguma estabilidade e credibilidade a um clube muito debilitado.
Foi com Luís Filipe Vieira que voltámos aos títulos. Uma taça de Portugal, um campeonato e uma supertaça. A estabilidade financeira é agora anunciada como a grande obra do actual presidente...

Aqui há umas semanas atrás (talvez duas) esse senhor disse que talvez o Benfica não devesse ter sido campeão porque isso deixou os adeptos mal habituados, que o mais importante é a estabilidade financeira e que os títulos não interessam.

Ontem vi uma das maiores humilhações da minha vida enquanto adepto de estádio... Perder em casa 0-3 com a Académica, impensável.
A gestão está posta em causa, e de quem é a culpa?!

A culpa é, a meu ver, de um senhor: LFV (não digo nomes).

O Benfica esta época só perdeu 18 pontos em casa, só!
A época começou com "o melhor plantel dos últimos dez anos..." Ao fim de duas ou três semanas saem Simão e Manuel Fernandes. A época pensada por Fernando Santos (que até ganhou o torneio do Guadiana, equivalente à Taça da Liga como diz o meu irmão), ficou posta em perigo e quem é que saiu?! O mais fácil, o treinador.
Até então Fernando Santos tinha alguma protecção por parte de José Veiga, que ainda que afastado do clube mantinha uma posição essencial na estrutura. Saem Veiga e Fernando Santos... Entra Camacho, aquele que Veiga nunca quis no Benfica.
Camacho veio com o estatuto de salvador, mas a verdade é que nunca conseguiu impor aquilo que um dia tinha conseguido. Entretanto ficámos uma época inteira sem director-desportivo porque vamos esperar que o Rui Costa agarre naquilo. Quiçá, um presente envenenado... Se esta coisa de contratar todos os ex-jogadores do Benfica para a estrutura do clube dá para o torto...

Agora sim, posso falar...

O presidente do Benfica tornou o clube num estado ditatorial, deve ter um ideário qualquer que ninguém percebe.
Se Napoleão preconizou o ideário "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" e Salazar "Deus, Pátria, Família". LFV deveria lutar por um "Todos por UM", mas deve antes pensar num "Tapar os olhos aos otários, apresentar jogadores ou dizer mal da arbitragem quando não ganhamos e se alguma coisa não estiver bem rola a cabeça mais fragilizada". A verdade é que esta direcção está a tornar o Benfica num clubezeco, estamos a ficar "alagartizados" porque nos contentamos com o segundo lugar e com vitórias morais, e quando há assembleias gerais de sócios está lá a polícia (são sócios?!) para não deixar falar quem quer e tem o direito de o fazer.
Alguém tem que se mexer, e rápido!

Entretanto aproveito para dizer só mais uma coisa, se a estabilidade financeira é o mais importante, não serão os títulos que a trazem a reboque?!

- estádios cheios
- venda de camisolas e material do clube
- entrada de sócios (quotas)
- prémios das competições em que se participam
- projecção de jogadores e receita com os mesmos


Tudo isto sem negócios do Paquistão ou do Afeganistão... É fácil!
E depois andamos a participar em torneios no Dubai... Paizinho!

Ontem pude ver a actuar o Bynia como ponta direita... o melhor da África negra.
Como diz o meu amigo João, que anda no mundo da bola há algum tempo, só há três cenas:
- "Este presidente está aqui há um mandato a mais" (Quem é que o tira de lá?).
- "Para o ano que vem gramas aqui com o Scolari" (Oxalá que não!).
- "O Chalana nem no Oriental mandava, agora quer mandar no Benfica... Isto não é como beber copos" (Nem sei que dizer...).

O futebol não é uma ciência mas tem o seu "bê à bá".

Por mim até podíamos ficar em terceiro, quarto ou quinto. Não sendo campeão nada mais interessa... Pode ser que se falharmos a Champions abram os olhos e vejam o presidente que temos!

Manter-me-ei fiel ao topo Sul e amarei
para sempre o meu clube, o Benfica.


Marco Faleiro
21812

Comentários

Nuno disse…
Deixa lá puto. O campeonato já foi mas pode ser que ainda fique a taça...vamos lá ver como corre na quarta feira com a «lagartada». Pode ser que afinal haja estabilidade financeira suficiente para obter um saldo positivo nesse jogo.

Abraço
Nuno
Anónimo disse…
Bom post
SabiiiTuuudo disse…
só aqueles (cada vez menos)que semanalmente, ao sol, á chuva, de noite, de dia, lá vão, entendem, que esta doença que transportamos.
à 10 anos que digo queo Benfica para voltar a ser grande tem que parar. Parar para se reorgasnizar, parar para respirar, parar para voltar a crescer.
è pena que ossocios do benfica não entendam isso, e continuem a comergato por lebre.....

Mensagens populares deste blogue

Teoria de cortejo

Pedro Fonseca

A história do símbolo do SLB