Herói?!

Reconheço que estou surpreendido com a passagem de Portugal às meias-finais do Campeonato do Mundo.

Uma hora a jogar com mais um e limitámo-nos a ter a bola em nosso poder... Parecia um sofrimento à Trapattoni, com as devidas comparações, claro! Foi difícil.
Lembrei-me tantas vezes do jogo do EURO 2004, mas quem não se lembrou?!

Remonto a esse jogo do Estádio da Luz onde na baliza Norte brilhou um guarda-redes: Ricardo.
Nessa lotaria que são os penáltis esteve bem ao conseguir aquilo que qualquer guarda-redes de futsal faz: Defender sem luvas!

Ricardo festeja a defesa do penálti de Vassel (Inglaterra vs Portugal - EURO 2004)


A decisão final ficou para ele... Marcou o penálti!
Foi considerado um herói, mereceu!

Ricardo marca o penálti decisivo batendo David James (Inglaterra vs Portugal - EURO 2004)


Nesse dia festejou-se a chegada às meias-finais do Europeu de Futebol. Podia vir quem viesse a confiança na "nossa Selecção" era inabalável.
Eliminámos a Holanda e chegámos à final, o Estádio da Luz iria acolher, mais uma vez, a selecção dos portugueses... Do outro lado estava uma selecção que chegou à final quando ninguém o esperava. Eram os nossos carrascos da 1ª jornada do EURO, a Grécia!

Nesse jogo, o herói dos 1/4 de final foi vilão... E ao seu bom estilo deu um "frango", pouca gente falou disso para que a imagem do herói dos "quartos" se mantivesse intacta, foi bom não se ter crucificado o guarda-redes eleito por Scolari.

Charisteas marca o golo da vitória grega na final do Estádio da Luz (Grécia vs Portugal - EURO 2004)


Ontem, e dois anos após o EURO 2004 foi novamente considerado herói e pôs o país em festa e os portugueses do Mundo, e ainda bem que assim foi... Não queria ficar desiludido, pelo menos para já.

Fez história ao ser o primeiro guarda-redes a defender 3 penáltis numa série e por isso merece os louros de uma vitória suada mas que causou nervos, algo que poderia muito bem ter sido evitado... ganhámos 1-3 e para a história fica o empate nos 120 minutos e posterior desempate por penáltis.

Ricardo defende o penálti de Frank Lampard (Inglaterra vs Portugal - FIFA World Cup Germany 2006)


Quem ler este post pode pensar que isto é algo faccioso por ter sido escrito por um "lampião"... Há coisas que não se escondem, contudo quero apenas deixar expresso um desejo:
Ganhámos à Holanda e cumprimos com a tradição;
Ganhámos à Inglaterra e cumprimos com a tradição implementada pela selecção em 1986 (México), 2004 (Portugal), bem como com aquela imposta pelos clubes portugueses eliminando o Manchester United, Arsenal, Liverpool, e Middlesbrough;
E com a França?! Como será? Oxalá a tradição não se cumpra...
Se a tradição não se cumprir é bom sinal, é sinal que vingámos as meias-finais dos Europeus de 1984 e 2000. E caso isso aconteça é bom que o nosso guarda-redes seja Herói e não vilão como em 2004.

FORÇA PORTUGAL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Teoria de cortejo

A história do símbolo do SLB

Pedro Fonseca